terça-feira, 5 de maio de 2009

O que é a felicidade?


Muitas vezes nos perguntamos: o que é a felicidade? Como buscá-la? Como construí-la? Como proporcioná-la?

A pergunta é tão simples quanto difícil de responder...

Primeiramente pensei que a felicidade seriam coisas boas que acontecem com a gente, algo como a benção de Deus sobre nosso sucesso profissional, pessoal, etc. Nesta corrente, se entendermos que felicidade é algo que acontece conosco, ficamos a mercê dos outros para sermos felizes.

Passado alguns dias, pensei melhor e cheguei a conclusão de que a felicidade é um ponto de vista, nada mais.

Simplório? Sim, mas veja pelo lado bom (ponto de vista, viu?) sendo a felicidade apenas isto, torna-se fácil atingi-la, sendo a felicidade a forma como encaramos a vida, ela só depende de nós.

Senão vejamos...você pode acordar de manhã e ficar triste por isso, mas esquece que muita gente não tem emprego, e por isso não acorda cedo. Você pode ficar triste quando não alcança determinado objetivo, mas esquece de refletir sobre isso e perde a oportunidade de corrigir os erros que resultaram no resultado inesperado.

Com esta nova abordagem da felicidade, cheguei em algumas conclusões:

1. A felicidade é a forma como encaramos os fatos da vida, e sendo a forma como vemos tais fatos uma escolha, a felicidade torna-se uma OPÇÃO e não um privilégio de Deus. Aliás, a essência do livre arbítrio é justamente a nossa capacidade de fazer escolhas, portanto, escolha ser feliz.

2. O sucesso e o fracasso dependem tão somente de nós, mas não apenas seus resultados, mas principalmente pela forma como iremos interpretá-los.

3. Se você acreditar que a felicidade é algo que acontece, você ESTARÁ feliz, de outro lado, se você acreditar que a felicidade é algo que parte de você, você SERÁ feliz.

4. SER e não ESTAR feliz é algo que depende de nossas ESCOLHAS, de nosso ponto de vista. Não permita que a sua felicidade fique nas mãos de alguém ou alguma coisa, ela está em nossas mãos.

5. É difícil admitir que a felicidade é uma escolha nossa, pois dessa forma, a tristeza também é.

6. Estar triste vicia, pois na tristeza encontramos uma forma de receber o carinho, a piedade. O papel de vitima é cômodo.

Pense...Certamente você tem algum amigo que está sempre feliz. Será que ele é assim porque somente coisas boas acontecem com ele? Será que ele tem sortee você só tem azar? Ou será que é pela forma otimista e alegre com que ele encara a vida?

Pois é meus amigos, cheguei a seguinte conclusão depois dessa breve introspecção: 

Ser Feliz não é um privilégio, é uma opção.

Eu escolhi. E você? Vamos tentar? Não digo que é o mais fácil dos caminhos, mas como diria Gandhi:

  Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.


Abraços! 


Alberto Rosa

2 comentários:

  1. Felicidade é um estado de espírito; é uma forma de encarar cada momento; é escolher ser responsável por seus atos; é enxergar, no choro, a água que purifica nossa alma.

    Bela reflexão, amigo! Pensar é o caminho! Um abraço! Rafael Korman

    ResponderExcluir